sábado, 9 de junho de 2012

YO! Review Mangás- Dragon Ball

A publicação de Dragon Ball da Panini é superior a da Corand?



Dragon Ball é uma série bem popular aqui no Brasil, sendo que foi um sucesso estrondoso na época em que os animes eram febres na talevisão, aproveitando o sucesso a editora Corand (em seus bons tempos), resolveu publicar o mangá de Dragon Ball em um formato meio-tankon divididas em duas séries sendo a segunda chamada de Dragon Ball Z (para seguir o titulo dado para a segunda fase no anime) totalizando 83 volumes. Graças a ela que temos uma grande variedade de mangas nas bancas.

Passara-se os anos, a editora Panine anunciou a republicação do manga no formato original, com enrolação o mangá finalmente está disponivel, e eu como consumidor vou escrever minha opinião sobre ela e uma comparação com a sua publicação antiga.

A história

 


Goku é um garoto que vive na floresta sem o conhecimento das cidades e da vivencias de seres humanos, usa as artes marcias ensinadas pelo seu falecido avô para caça. Ele observa um carro se aprossimando o que faz ele pensar ser um montro, e por isso o ataca, a garota que dirigia o carro sai assustada e por dizer ser uma mulher, Goku lembra que seu avô havia dito que se deve tratar bem as mulheres se caso encontrar uma. Goku acaba covidando-a para sua casa e é quando esta repara numa esfera de quatro estrelas, ela explica quando reunidas a setes esferas, ela invoca um dragão que realiza um desejo, na qual ela deseja um namorado, Goku não quer entregar a esfera, então ela convence o garoto acompanha-lá na busca (e para aproveitar da força descomunal do garoto) e diz seu nome, Bulma.A partir disso que começa as aventuras de Bulma e Goku.

Detalhes



O mangá ficou bem caprichado em varios pontos é publicado em formato tanko, seguindo a publicação original, sem as paginas coloridas que só possui na edição definitiva (também publicada pela Corand, mas encerrado no volume 16, devidos os poblemas com a editora japonesa) e possui o Freetalk do autor. A capa do mangá ficou semelhante da original apenas diferenciando o logo. O unico ploblema ficou por conta da folha costumeiras das editoras que são bem finas.

Publicação da Corand X Panini

A publicaçâo da Corand por ser antiga, é normal em alguns aspecto a publicação atual da Panini ser superior, como por exemplo a implessão, o que difere de fato é a tradução. Pela Corand o mangá havia sido traduzida por Suara Basto e mais Tarde por Drik Sada que retorna nessa nova edição. uma coisa que vale notar é que o Goku no original tem o costume de dar gritos bem estranhos, e isso foi mantido na atual, abaixo fica agumas falas retirado por esses dois tradutores e suas diferenças

   Suara Basto: _ Vou repetir pela ultima vez! Eu sou o mais forte e o mais terrivel deste mundo.
  _Cale-se! Pare de falar besteiras e lute!
                            
                              (Dragon Ball vol.2,editora Corand p.06)

  Drik Sada: _ Está me ouvindo? vou dizer mais uma vez! Eu sou terrivel! Sou forte!! sou furioso!!
 _Já ovi!! Agora chega de convesa fiada e vem lutar!!

                            (Dragon Ball vol.1, editota Panini Comics p.92)


Vale a pena comprar?



Vale muito apena comprar este mangá, além de ser uma oportunidade para quem não teve condições de comprar na época, tem uma nova chance. É uma leitura muito gostosa de ler, cheio de ação e bastante humor garantido!!!

Um comentário: